Nas Notícias

Chá de camomila evita efeitos da diabetes

Chá de camomila tem substâncias capazes de prevenir os efeitos maléficos da diabetes tipo-2, garante pesquisa.

A cegueira, mazelas nevrálgicas e lesões nos rins são prevenidas com o consumo deste chá, garante uma investigação da autoria de especialistas japoneses e ingleses.

Com esta descoberta, será possível criar um fármaco mais eficaz no combate à diabetes, baseado na camomila, uma substância natural que já é utilizada no tratamento de outras doenças.

A tese que defendia que o chá de camomila poderia ter efeitos positivos no tratamento da diabetes já era sustentada por outros cientistas, mas acaba agora por ser comprovada pelo japonês Atsushi Kato, da Universidade de Toyama.

Esta investigação desenvolveu-se recorrendo a ratos com diabetes, que durante 21 dias foram injetados com extrato de camomila. Em paralelo, outros ratos estiveram submetidos a uma dieta normal.

A comparação entre os dois grupos de cobaias permitiu concluir que o sangue dos ratos que consumiram camomila apresenta níveis de muito glicose inferiores.

Por outro lado, confirmou-se (nos ratos que consumiram camomila) uma redução das enzimas ALR2 e sorbitol, responsáveis pelas complicações associadas à diabetes.

Esta pesquisa reveste-se de enorme importância, sobretudo porque a incidência de diabetes está a aumentar em todo o mundo. Resta ainda saber qual a dose diária que os humanos que padeçam desta doença devem ingerir.

Não sendo capaz de curar, o chá de camomila previne os seus efeitos negativos, anulando as graves complicações que fazem da diabetes uma doença grave.

A Associação Britânica da Diabetes revela-se, no entanto, cética, preferindo aconselhar os diabéticos a adotar uma dieta recomendada pelos médicos. Este procedimento é considerado normal.

“Antes de se avançar para conclusões sobre o papel do chá de camomila no combate às diabetes e suas complicações, é necessária mais investigação”, sustentou Victoria King, à BBC.

Em destaque

Subir