Nas Notícias

Carnaval 2012: GNR conta sete mortos e 21 feridos graves nas estradas portuguesas

acidenteHá sete mortos e 21 feridos nas estradas portuguesas, segundo a operação ‘Carnaval 2012’, que a Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo durante esta época carnavalesca. São dados provisórios de uma ação das autoridades que se prolonga até às 24h00 de amanhã, terça-feira.

A operação ‘Carnaval 2012’ arrancou às 00h00 de sexta-feira e já assinalou, segundo o mais recente balanço da GNR, sete mortos e 21 feridos. Foram vítimas de 553 acidentes que se registaram nas vias rodoviárias durante este período. Há ainda 154 feridos ligeiros, segundo os dados daquela força de segurança.

A GNR está a centrar a atenção nos locais onde os festejos de Carnaval estão mais intensos, com corsos carnavalescos e outras atividades. O objetivo é prevenir acidentes, para que a ação não se confunda com uma simples contagem de mortos e feridos.

O excesso de velocidade e o consumo de substâncias como álcool e drogas, bem como as substâncias psicotrópicas, estão no centro das operações de fiscalização. A GNR vai também ter pulso firme no respeito pelas regras de trânsito, sobretudo com limites de velocidade e uso de cinto de segurança.

A operação ‘Carnaval 2012’, que termina no final do dia de amanhã, vai provocar uma ação dos agentes no sentido de punir o uso de telemóveis, para incentivar a uma circulação segura, nas estradas portuguesas durante o período de festejos carnavalescos.

Em destaque

Subir