Nas Notícias

Cantinas da UC deitam ao lixo oito toneladas de alimentos todos os meses

refeicao 6 As cantinas da Universidade de Coimbra (UC) desperdiçam cerca de oito toneladas de alimentos por mês, adiantam os SASUC, serviços de ação social daquela instituição. Está em marcha um plano que tem como objetivo sensibilizar a população estudantil para esta realidade e apostar em novas práticas de eliminação do desperdício.

Cerca de oito toneladas de alimentos são desperdiçados pelas cantinas que servem os estudantes da Universidade de Coimbra, segundo adiantam os Serviços de Ação Social da instituição.

Regina Bento, administradora dos serviços, esclarece à agência Lusa que está em marcha uma campanha que tem como objetivo reduzir os desperdícios alimentares.

O sucesso da iniciativa “depende muito da adesão da comunidade académica”, refere aquela responsável, que destaca, no entanto, que alunos, professores e pessoal estão sensibilizados para o problema.

O desperdício alimentar resulta de doses mal calculadas, pelo que os funcionários deverão passar a pedir aos estudantes para determinarem a quantidade de comida que pretendem.

Por outro lado, serão adotadas outras práticas de aproveitamento de restos de alimentos que podem ser confecionados em sopas (talos de couve e alface, por exemplo).

Os serviços irão adotar outras inovações que terão a mesma finalidade: combater o desperdício. novo produto que decorra de aproveitamentos de comidas

“Os SASUC terão o desafio de apresentar todos os meses um novo produto que decorra de aproveitamentos de comidas”, realça Regina Bento à agência Lusa.

Como exemplo, é apresentado o pudim molotov, cuja apresentação na ementa resulta da tentativa de aproveitamento de claras que, de outro modo, seguiriam para o balde do lixo.

Todos os anos, são servidas mais de um milhão de refeições nas cantinas da Universidade de Coimbra, segundo a administradora dos SASUC, pelo que estas medidas terão grande impacto no combate ao desperdício.

Esta campanha que a Universidade de Coimbra está a lanvçar insere-se num plano da Secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agrolimentar que tem como meta diminuir o desperdício alimentar.

Em Portugal, estima-se que o balde do lixo seja o destino de um milhão de toneladas de alimentos, todos os anos, o que representa 17 por cento do total da produção anual.

Em destaque

Subir