Mundo

Mulher de 90 anos recusa quimioterapia para passar a vida a viajar

driving miss normaNorma chegou à bonita idade de 90 anos e passa a vida na estrada. Tem um cancro no útero, mas recusou a quimioterapia para ir conhecer o resto dos EUA com o filho e a nora. “Tenho 90 anos, vou é passear”, disse Norma para o surpreendido médico.

Foram duas semanas dramáticas para a família, em Julho do ano passado. Leo, o marido de Norma ao longo dos últimos 67 anos, estava a morrer. No preciso dia em que Leo entrou no hospital pela última vez, Norma ficou a saber que tinha uma massa no útero, que com quase toda a certeza seria um cancro.

Dois dias após a morte de Leo, Norma, Tim (o filho) e Ramie (a nora) estavam numa consulta com um oncologista, que confirmou os piores receios: era mesmo um cancro.

“Já sabem como é”, contou o filho: “Cirurgia, radiação e quimioterapia, não necessariamente por esta ordem. Quando o médico lhe perguntou o que queria fazer, a pequena mulher de 46 quilos e metro e meio respondeu ‘Tenho 90 anos, vou é passear’, deixando o médico e o estudante de medicina que lhe servia de sombra de boca aberta”.

Tim e Ramie já tinham conversado com Norma e sabiam que a idosa iria recusar qualquer tratamento. “Não tem dores, a mente continua brilhante, adora viajar e é uma companhia muito agradável”, complementou o filho.

“Explicamos ao bem-intencionado médico e ao estudante que vivemos numa autocaravana e que poderíamos levá-la onde ela quisesse ir. Sem hesitar, ele respondeu ‘Boa!’. Quando lhe perguntamos se nos achava irresponsáveis, disse-nos isto: ‘Como médicos, vemos todos os dias como é lutar contra o cancro. Não há garantia de que ela sobrevive à cirurgia para retirar a massa. Vocês estão a fazer exatamente aquilo que eu iria querer fazer na mesma situação. Boa viagem!’”.

E assim Norma, a viúva de 90 anos com cancro, deixou o Michigan para partir numa aventura pelo resto dos Estados Unidos. A viagem pode ser acompanhada através da página no Facebook Driving Miss Norma.

Em destaque

Subir