Nas Notícias

Canal Odisseia: Documentário especial ‘11/setembro’ estreia nesta sexta-feira

O canal Odisseia vai estrear nesta sexta-feira, dia 9 de setembro, a partir das 22h00, uma série de três documentários que abordam os ataques ao World Trade Center, dez anos depois do ataque em Nova Iorque. Durante três dias, outros tantos episódios.

O especial que estreia hoje vai abordar os ataques da al-Qaeda, em três documentários. ‘11 de setembro: Estado de Emergência’ será o primeiro episódio da série e vai proporcionar o exaustivo e heroico trabalho de bombeiros, políticos e anónimos, todos eles heróis por entre o caos em Nova Iorque.

Testemunhos destes heróis sem querer juntam-se – neste primeiro episódio – a outros depoimentos de familiares das vítimas, que assistiam ao atentado, com a consciência de que pessoas que amavam estavam entre as vítimas, ou a gritar por socorro.

Amanhã, na véspera do 10.º aniversário, o canal Odisseia transmite ‘O Efeito Tóxico do 11 de setembro’, que aborda a nuvem de toxicidade que resultou do desmoronamento das torres gémeas.

Mais de um milhão de toneladas abateu-se no chão de Nova Iorque, com substâncias nocivas para a saúde, que prejudicaram milhares de pessoas que se encontravam nas imediações do World Trade Center.

A série de documentários termina com o lado humano dos familiares das vítimas e o derradeiro contacto, já depois do choque dos aviões, mas antes do desmoronamento das torres.

‘11 de setembro: Chamadas a partir das Torres Gémeas’ fecha esta trilogia de documentários, com as últimas palavras, o derradeiro testemunho que o Odisseia recupera.

Em destaque

Subir