Nas Notícias

Câmara de Lisboa ativa plano contra frio e estações do metro abrem portas aos sem-abrigo

sem_abrigo1A Câmara Municipal de Lisboa já ativou o plano de contingência contra o frio, que entra em vigor a partir das 17h00 de hoje. Ao mesmo tempo, a administração do Metropolitano de Lisboa anuncia que as estações do metro de Santa Apolónia, Rossio e Restauradores vão abrir as portas aos sem-abrigo. Trata-se de uma iniciativa solidária, que se prolonga enquanto durar a vaga de frio prevista para Portugal. Na capital, as temperaturas vão descer aos dois graus.

A administração do Metropolitano de Lisboa decidiu facultar o espaço aos sem-abrigo, durante as madrugadas geladas que se avizinham. Três estações vão abrir as portas, para receber esta população mais vulnerável, numa iniciativa que se prolonga até ao fim desta onda de frio.

Entretanto, face às condições meteorológicas, a Câmara Municipal de Lisboa ativou o plano de contingência para proteger a população do frio. O plano vigora a partir das 17h00 de hoje e prolonga-se até à próxima segunda-feira.

A Proteção Civil também vai levar a cabo um plano de proteção dos sem-abrigo, com distribuição de cobertores e alimentação. Haverá mais equipas a proceder a esta ação, segundo adianta à agência Lusa Emília Castela, diretora municipal da Proteção Civil.

Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, haverá uma descida de temperatura acentuada, que deve cifrar-se nos dois graus, em Lisboa. Em todo o país, há oito distritos em alerta laranja, com temperaturas negativas. Destaque para os oito graus negativos de Bragança.

A vaga de frio que já provocou mais de cem mortos na Europa chegou a Portugal nesta sexta-feira. As previsões ditavam uma descida média da temperatura em seis graus centígrados.

O Norte e o Interior foram, como habitual, os territórios mais afetados. Os distritos de Bragança, Braga, Vila Real, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Évora e Aveiro apresentam “uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, o que motivou a colocação em alerta laranja.

O Instituto de Meteorologia salienta que as baixas temperaturas vão permanecer ao longo do fim de semana, esperando-se uma ligeira subida a partir de domingo

Em destaque

Subir