Nas Notícias

Cabecilha dos Mau-Mau apanhado pela GNR em operação de trânsito em Olhão

presoA GNR apanhou o septuagenário que liderava o gangue Mau-Mau, detido hoje após uma operação de trânsito, em Olhão. O homem, conhecido por ‘xerife’, encontrava-se evadido desde abril, quando usufruiu de uma saída precária. Nunca mais regressou à prisão, mas acabou ‘traído’ por um esquecimento: circulava com as luzes do carro apagadas, numa Estrada Nacional.

O cabecilha do gangue Mau-Mau, António Gonçalves, foi apanhado na madrugada desta sexta-feira (cerca das 3h00), no Algarve, depois de oito meses de fuga. O homem aproveitara uma saída precária do estabelecimento prisional de Pinheiro da Cruz, no passado mês de abril, e encontrava-se em foragido.

O ‘xerife’, como era conhecido, acabou intercetado numa paragem de trânsito ordenada pelas autoridades, depois de uma manobra suspeita que despertou a atenção dos agentes da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O homem de 76 anos conduzia um veículo com as luzes apagadas, na Estrada Nacional 2, e assim que viu os agentes tentou colocar-se em fuga. No entanto, não teve sucesso, já que a discrição como tentou agir revelou-se fatal: a GNR desconfiou e deu início à perseguição, que terminou alguns quilómetros mais à frente, noutra estrada.

O líder dos Mau-Mau respondeu em tribunal por diversos crimes, em 2000 – associação criminosa, posse ilegal de armas, falsificação de documentos e roubo – tendo sido condenado a 24 anos de prisão. Estava a cumprir pena há 13 anos e usufruiu de uma saída precária, que utilizou como forma de fuga da prisão.

O gangue operava em Olhão, desde o ano 1998, altura em que foi desmantelado, com a detenção dos seus elementos, sendo que a maioria pertencia à mesma família. Na operação policial que pôs termo ao grupo criminoso, foram apreendidos diversos objetos utilizados em furtos, desde armas a viaturas.

Em destaque

Subir