Economia

Botija de gás pode ter tarifa social

O Parlamento discute hoje a possibilidade de ser criada uma tarifa social para o gás em botija. A proposta, apresentada pelo PS, recomenda uma aproximação à medida que já é praticada na eletricidade e no gás natural.

Em declarações ao Público, o deputado Hugo Costa considerou tratar-se de um tema de justiça social, lembrando que cerca de 70 por cento da população usa botijas de gás.

“O preço do gás de botija é um problema para 70 por cento da população, pelo que é uma hipótese que queremos trabalhar”, adiantou Hugo Costa, embora frisando que “nada obriga” a incluir a tarifa social no Orçamento de Estado para 2018.

“Até ao final do ano temos de encontrar uma solução”, acrescentou o deputado socialista.

O parlamentar referiu também que uma possível tarifa social traz vantagens para as operadoras: “As empresas também têm interesse, do ponto de vista económico e social, que os consumidores mais vulneráveis tenham acesso facilitado ao produto”.

No entanto, “uma tarifa social a custos controlados” para o gás em botija só será possível com a intervenção dos municípios, facto sempre assinalável quando faltam cerca de duas semanas para a realização das eleições autárquicas.

“As redes de distribuição de gás de botija no interior são muito complexas”, lembrou o deputado, reconhecendo que as autarquias “conhecem melhor do que ninguém as carências e necessidades das populações”.

Em destaque

Subir