Nas Notícias

Bolsa de Nova Iorque em alta com investidores à espera de estímulos à economia

As bolsas em Nova Iorque estão hoje a negociar em alta com os investidores na expectativa de que a Reserva Federal (Fed) e o Banco Central Europeu (BCE) decidam avançar nas próximas reuniões com estímulos económicos.

Pelas 14:50 (hora de Lisboa), o Dow Jones Industrial subia 0,10 por cento para 26.825,72 pontos, enquanto o Standard & Poor’s 500 avançava 0,27 por cento para 2.986,69 pontos.

No mesmo sentido seguia o índice tecnológico Nasdaq, a ganhar 0,20 por cento para 8.118,81 pontos.

Os investidores estão agora atentos às reuniões dos bancos centrais (Fed) na próxima semana e BCE nesta semana, aguardando que se decidam por aumentar os estímulos ao crescimento económico, no ambiente global de abrandamento e de baixa inflação.

O rendimento das obrigações do Tesouro norte-americana subiu hoje, num dia em que o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin rejeitou a perspetiva de uma recessão e afirmou que a guerra comercial que Donald Trump trava contra a China não tinha “qualquer impacto de momento” na economia norte-americana.

“Não vejo de maneira nenhuma uma recessão”, disse Steven Mnuchin no Fox Business, sublinhando que o crescimento norte-americano era bem superior aos de outros países e que o abrandamento da expansão mundial tinha “um impacto moderado na economia norte-americana”.

Ainda a influenciar os mercados, sobretudo os europeus, estão os dados das exportações alemãs que aumentaram 0,7 por cento em julho, face ao mês anterior, tendo ficado acima das expectativas dos analistas, apesar das importações terem recuado 1,5 por cento, o que pode sinalizar “alguma debilidade” da procura interna germânica.

As exportações alemãs representam quase 47 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) da maior economia Europeia.

A bolsa de Nova Iorque encerrou na sexta-feira com um comportamento misto. O Dow Jones Industrial valorizou-se 0,30 por cento para 26.807 pontos, o tecnológico Nasdaq recuou 0,10 por cento para 7.854 pontos e o índice S&P 500 subiu 0,13 por cento para 2.980 pontos.

Em destaque

Subir