Tecnologia

Bitdefender QuickScan deteta 100 mil infeções no primeiro trimestre de 2012

pirataria_1As infeções foram detetadas em mais de um milhão de sistemas, o que significa que 10 por cento dos computadores estava infetado com malware O número de malware cresce a um ritmo de 55 mil novas amostras de malware único por dia.

O Bitdefender QuickScan, o scanner de malware online criado pela empresa líder em antivírus, detetou 100 mil infeções durante o primeiro trimestre deste ano, outro indício da aceleração do crescimento de malware em todo o mundo.

As infeções detetaram-se em mais de um milhão de sistemas entre o início do ano e finais de março, o que significa que 10 por cento dos computadores estava infetado com malware. A percentagem serve como lembrança da importância de contar com sistemas de deteção e eliminação de malware instalados no equipamento.

O malware é cada vez mais e mais avançado, mas também experimenta um aumento dramático no número de amostras. Por isso, as soluções tradicionais necessitam ajuda do cloud para oferecer melhor proteção. O número de malware cresce a um ritmo de 55.000 novas amostras de malware único ao dia, o que significa que uma nova ameaça nasce a cada dois segundos, segundo o Av-Test, o organizador de provas antivírus independente.

Entre as principais ameaças detetadas nos computadores dos utilizadores pelo QuickScan estão Win32.Virtob, Win32.Ramnit e Win32.Sality, três famílias que infetam arquivos aderindo-se ao código dos arquivos executáveis. De particular importância a botnet Sality, que está composta por mais de um milhão de computadores em todo o mundo e que é responsável pelo aumento de spam, roubo de palavras-chave, e atacar outros utilizadores ligados à Internet.

Segundo os dados do QuickScan, uma parte significativa dos equipamentos analisados foram infetados com keyloggers, um software que controla e grava as pulsações do teclados, as páginas online visitadas e faz capturas de ecrã do ambiente de trabalho do utilizador. O uso de um equipamento infetado com um keylogger pode dar lugar à invasão de privacidade, a perda de dados financeiros ou inclusive o roubo de identidade, pelo que se recomenda executar o QuickScan antes de começar uma sessão num equipamento público ou partilhado.

O QuickScan pode detetar com precisão as infeções ativas em menos de 60 segundos. O QuickScan é um pilar de todas as soluções de segurança da Bitdefender, mas também está disponível como serviço independente de forma gratuita em Quickscan.bitdefender.com.

Em destaque

Subir