Ralis

Bernardo Sousa na luta pela vitória no Sata Rali Açores

BernardoSousaAcores314BernardoSousaAcores314 600O segundo dia do Sata Rali Açores teve um impacto decisivo, causando as três primeiras grandes baixas da prova, pontuável para os campeonatos europeu e nacional da especialidade. Isto porque Craig Breen, que liderava o rali quase desde o início teve de abandonar a um troço do final da tirada.

O irlandês da Peugeot comandava a prova com mais de seis segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Kevin Abbring quando, já no final da segunda passagem pela especial das Sete Cidades teve problemas elétricos no seu 208 T16.

Aparentemente a avaria deveu-se a um fio queimado, que desde logo promoveu Abbring à liderança. Mas o holandês não esteve muito tempo no comando da prova, já que Bernardo Sousa venceu as duas derradeiras classificativas do dia e regressou a Ponta Delgada na frente do rali, ainda que com pouco mais de meia dúzia de segundos do seu mais direto adversário.

AbbringAcores214 600Sem ter de ‘limpar’ a estrada para os rivais, como sucedeu na véspera, o piloto madeirense conseguiu ser mais rápido e eficaz, sobretudo no belo mas temível troço das Sete Cidades, onde ganhou mais de 23 segundos a Abbring.

Mais quatro segundos ganhos na segunda passagem por Lagoa do Meio deu a Sousa uma pequena vantagem que o piloto da Madeira terá de gerir nas seis classificativas que compõem a última jornada da prova.

Infelizmente para o açoriano Ricardo Moura o dia foi para esquecer, já que quase nem deu para ‘aquacer’, ao não evitar um toque numa pedra logo no primeiro troço da tirada – Graminhais 1. Um percalço que também causou a desistência de Kajetan Kajetanowicz, com o polaco a danificar a suspensão do seu Ford na mesma pedra onde Moura tinha batido.

Apesar de um furo na primeira passagem pela classificativa das Sete Cidades, Bruno Magalhães continuou manter-se em prova, ainda que perdendo tempo e caindo para o quarto posto, atrás o letão Vasily Gryasin.

Menos sorte teve João Barros, que na mesma classificativa também deu um toque que danificou um braço de direção do seu Ford Fiesta R5, e que teve de encostar para regressar no último dia ao abrigo da regra ‘rally2’.

PedroMeireles314 600Alheio a tudo isto Pedro Meireles rodeou-se de todas as cautelas para chegar ao fim deste segundo dia e poder ir para casa com mais um triunfo em termos de campeonato nacional (CNR), face à desistência de Ricardo Moura. Uma vez que o piloto de Guimarães não disputa o último dia do rali, apenas pontuável para o campeonato da Europa.

Meireles também beneficiou do toque que Adruzilo Lopes deu na segunda passagem por Sete Cidades e que fez o piloto do Subaru perder a primeira posição entre os concorrentes do CNR.

Classificação

1.º Kevin Abbring/Sebastian Marshall (Peugeot) + 1h24m57,5s

2.º Bernardo Sousa/Hugo Magalhães (Ford) + 6,3s

3.º Vasily Gryasin/Dimitry Eremeev (Ford) + 1m31,0s

4.º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot) + 2m47,7s

5.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 4m20,5s

6.º Jean-Michel Raoux/Laurent Magat (Peugeot) + 4m31,3s

7.º Adruzilo Lopes/Tiago Azevedo (Subaru) + 4m35,0s

8.º Antonin Tlusták/Jan Skaloud (Skoda) + 5m57,7s

9.º Robert Consani/Maxime Vilmot (Peugeot) + 6m47,1s

10.º Giacomo Costenaro/Justin Bardini (Peugeot) + 7m42,0s

Em destaque

Subir