Mundo

Berlim tem dívida há 450 anos reclamada por Mittenwalde desde 1820

angela_merkel_1É um empréstimo histórico, feito pela cidade de Berlim a Mittenwalde, em 1562. Foram 400 moedas de ouro, avaliadas em 112 milhões de euros, dívida que tem sido reclamada desde 1820. Com juros, estima-se que a capital deva àquela pequena cidade alemã milhares de milhões de euros.

A capital da Alemanha tem uma dívida por saldar há precisamente 450 anos, que resulta de um empréstimo feito à cidade de Mittenwalde, também alemã, que cedeu a Berlim 400 moedas de ouro, no ano de 1562.

Acontece que Berlim nunca pagou essa dívida, apesar de todas as tentativas da cidade credora de Mittenwalde em recuperar o valor que emprestou. De acordo com cálculos feitos pelo presidente do município de Mittenwalde, aquelas 400 moedas de ouro, com uma taxa de juro a seis por cento, valeriam 112 milhões de euros.

No entanto, a este número acresce uma atualização: o valor da inflação e dos juros. Contas feitas, e de acordo com a agência Reuteurs, que cita a Rádio Berlim Brandenburgo, a cidade de Berlim. Ou seja, esta dívida da capital da Alemanha à pequena cidade atinge proporções inimagináveis.

Mittenwalde tem apenas 8800 habitantes, sendo que, caso a dívida de Berlim fosse paga, tornar-se-ia numa das mais ricas do mundo, na relação entre riqueza e número de habitantes. No entanto, não é certo que Berlim devolva o valor do empréstimo, com juros e atualizões, já que há registos históricos que comprovam que Mittenwalde tem solicitado o pagamento, sempre sem sucesso.

O líder da cidade de Mittenwalde, Uwe Pfeiffer, e a historiadora Vera Schmidt solicitaram a Berlim o pagamento desta dívida, o que sucede de 50 em 50 anos, a partir da data em que a cidade credora começou a exigir a verba: desde 1820. No entanto, apesar de documentos históricos assegurarem que esse empréstimo foi feito e a dívida nunca foi paga, o incumprimento mantém-se.

Em destaque

Subir