Tecnologia

Bélgica: Google Street View viola privacidade de redes WiFi


Os carros que fazem a recolha de imagens a 360º para o sistema Google Street Views terão alegadamente recolhido informações de redes WiFi. As autoridades belgas estão já a investigar o caso e a proprietária do maior motor de busca do mundo pode sofrer duras sanções.

O programa Google Street View é um sistema de permite aos utilizadores do Google consultar mapas a três dimensões. Para isso, a empresa tem no terreno carros que fazem, a partir de uma câmara 360º, a recolha das imagens.

Já muito se debateu sobre a questão da privacidade deste projeto, pois embora as imagens de pessoas e matrículas de carros por exemplo apareçam desfocadas, é possível claramente identificar as mesmas, violando assim a privacidade dos utilizadores.

As autoridades belgas estão a investigar o caso e o diário De Morgen afirma mesmo que as multas podem ultrapassar várias centenas de milhares de euros.

Recorde-se que a Bélgica não é o único país a mostrar-se contra o Google Street View. As autoridades da Holanda estão precisamente a analisar situações idênticas para tomar as medidas necessárias.

 

Em destaque

Subir