Economia

Bankinter Portugal quer apostar no negócio de empresas e dar mais crédito

O Bankinter Portugal quer reforçar o negócio junto das empresas, depois de no primeiro semestre ter aumentado em 50 por cento o total do crédito concedido a estas para 1.200 milhões de euros, segundo o subdiretor financeiro, Alfonso Alfaro.

Em declarações à Lusa, depois de a semana passada terem sido conhecidos resultados do grupo Bankinter, o subdiretor financeiro do Bankinter afirmou que a banca de empresas é “muito rentável e boa em Espanha” e que o grupo quer replicar isso em Portugal.

“Começámos quase do zero o banco de empresas [em Portugal], que é muito rentável e bom em Espanha, e queremos que também o seja em Portugal”, vincou.

Aliás, disse, a ideia é replicar em Portugal toda a operação de Espanha e apostar em segmentos de negócio: “O que pretendemos em Portugal não é ser um banco de retalho como BCP ou Caixa Geral de Depósitos, mas sermos bons em alguns segmentos, como banca ‘private’, ‘affluent’ [clientes de rendimentos mais elevados], empresas, consumo”.

Na quinta-feira foi divulgado que o grupo bancário espanhol Bankinter (que está presente em Portugal desde 2016) teve um lucro de 261 milhões de euros no primeiro semestre de 2018, um aumento de 8,4 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Para a operação em Portugal apenas foram divulgados os resultados antes de impostos (uma vez que a sucursal em Portugal consolida em Espanha), que subiram 66 por cento para cerca de 31,2 milhões de euros.

Para Alfonso Alfaro, estes resultados são “muito bons” e “melhor do que esperados em Portugal”, destacando que a maior parte dos lucros vieram de negócio recorrente (margem financeira e comissões).

No primeiro semestre, segundo dados divulgados do banco, o Bankinter Portugal representou 7 por cento da margem bruta do grupo, sendo a carteira de crédito de 5.200 milhões de euros no final de junho, o que representa 12 por cento do que no mesmo período de 2017.

O crédito à habitação era em junho de 3.800 milhões de euros, mais 3 por cento do que no mesmo mês do ano passado.

O Bankinter destaca que, em Portugal, a produção de novo crédito à habitação foi de 6 por cento nos últimos 12 meses, acima da quota do Bankinter em Portugal, que é de apenas 1 por cento.

Já os recursos de clientes (em que se incluem os depósitos) cresceram 4 por cento para 4.200 milhões de euros.

Sobre o crescimento do negócio em Portugal, Alfonso Alfaro pôs de parte eventuais aquisições, dizendo que o banco quer crescer organicamente.

Quanto à nova legislação que impõe aos bancos deduzirem os juros negativos no crédito à habitação, o responsável do Bankinter não quis dizer os créditos do Bankinter Portugal impactados, afirmando apenas que “são muito poucos”.

O grupo espanhol Bankinter está em Portugal desde 2016, quando comprou parte da atividade e a rede comercial do Barclays.

Tem, atualmente, 81 agências e cerca de 800 trabalhadores e uma quota de mercado de cerca de 1 por cento.

Em destaque

Subir