Mundo

Balão gástrico dispensa cirurgia e provoca emagrecimento substancial

Um estudo da Universidade Sapienza, situada em Roma, Itália, conclui que os balões gástricos que podem ser engolidos são mais eficazes e seguros do que os tradicionais, introduzidos por cirurgia. A perda de peso é muito mais elevada com este método mais simples.

Uma das cirurgias mais eficazes, tendo em vista a perda de peso, prende-se com a colocação de balões gástricos, utilizados há décadas, para ajudar pacientes obesos a recuperarem a imagem e a saúde.

Os pacientes que recorrem a este procedimento médico necessitam de menos quantidade de alimento para se sentirem saciados e, desse modo, perdem peso.

O problema era a obrigatoriedade de uma intervenção cirúrgica, com anestesia geral, e o elevado custo de um ato médico como este.

Estes problemas podem ser eliminados, graças a um estudo realizado por Roberta Ienca, uma especialista da Universidade Sapienza, com 42 pessoas obesas, sendo que 29 são homens e 13 são mulheres.

Essas pessoas engoliram balões gástricos, que foram posteriormente inflados com um líquido, através de um cateter, que lhes conferiu a dimensão pretendida.

Posteriormente, o cateter é removido, num procedimento rápido e que dispensa quaisquer tipo de anestesia.

Neste estudo, os balões gástricos permaneceram no estômago dos pacientes ao longo de 16 semanas.

Durante o estudo, os pacientes adotaram uma dieta rica em vegetais e com poucas proteínas.

Findo esse período, uma válvula interna abriu-se de forma automática, sendo que o balão foi drenado e expelido naturalmente.

Aquelas 42 pessoas perderam, em média 15 quilos, ou um terço do peso em excesso.

Por outro lado, estes balões que se engolem não apresentam efeitos secundários considerados perigosos.

Em destaque

Subir