Nas Notícias

Avenida Eusébio: CDS quer mudar nome da Lusíada, em Lisboa

eusebioavenida eusebioA Avenida Lusíada em Lisboa poderá ser, em breve, a Avenida Eusébio da Silva Ferreira. A proposta surge pelo CDS, que vai levar o assunto à reunião da Câmara. “É uma decisão que certamente recolherá a unanimidade dos lisboetas”, salienta João Gonçalves Pereira.

Lisboa poderá deixar de ter a Avenida Lusíada para passar a ter a Avenida Eusébio da Silva Ferreira. A ideia é do CDS-PP e o vereador João Gonçalves Pereira revela que vai apresentar a proposta na próxima reunião da Câmara.

“A dimensão da Avenida Lusíada e a sua proximidade ao Estádio da Luz fazem desta artéria da cidade a mais emblemática e apropriada para homenagear aquele que foi uma das personalidades icónicas do Benfica, da cidade de Lisboa e de Portugal”, defendem os centristas, num comunicado hoje distribuído.

A proposta terá como um dos signatários o líder do CDS em Lisboa, João Gonçalves Pereira, que nas autárquicas de setembro foi eleito vereador e que é membro do Conselho Leonino do Sporting Clube de Portugal, o principal rival do Benfica de Eusébio. “Esta forma de homenagem ao futebolista é algo que extravasa qualquer dimensão clubística”, salienta a mesma nota.

Dar o nome do ‘pantera negra’ a uma das principais avenidas ‘alfacinhas’ é, no entender do CDS, “a melhor forma de homenagear toponimicamente o futebolista e marcar assim para a posteridade a sua ligação à cidade de Lisboa”.

“A existência de uma Avenida Eusébio da Silva Ferreira é uma decisão que certamente recolherá a unanimidade dos lisboetas, unidos em torno da homenagem a um dos seus ídolos, tal como foi patente na participação e envolvimento dos muitos milhares de cidadãos que o saudaram pela última vez, enchendo as ruas da cidade e o Estádio da Luz”, complementa o texto do comunicado.

O vereador aproveita a mensagem partidária para realçar que vai convidar o Benfica a pronunciar-se “sobre o local que a Câmara definir para homenagear Eusébio”, embora reconheça “formalmente não ser necessário”.

Em destaque

Subir