Apresentações/Novidades

Audi aposta em combustível diesel sem emissões de CO2

AudiEdiesel114AudiEdiesel114 600A Audi acredita que é possível os motores diesel não produzirem emissões de CO2. Para tal está a trabalhar num projeto que visa conceber um combustível sintético neutro em parceria com duas empresas especialistas na matéria.

No horizonte da marca de Ingolstad e também a Climeworks e a Sunfire, está a produção de um carburante a partir do princípio ‘power-to-liquid’, que recorre a dióxido de carbono, água e eletricidade criado pela Sunfire, que poderá produzir diariamente o chamado ‘Blue Crude’ numa fábrica criada para o efeito em Dresden-Reick.

Este processo permite extrair o dióxido do meio ambiente, captando o ar, com uma tecnologia desenvolvida pela suíça Climeworks. Noutro processo uma unidade de eletrólise alimentada com eletricidade verde decompõe a água em hidrogénio e oxigénio.

Após estas operações o hidrógénio reage com o dióxio de carbono, em processos realizados a 220 graus celsius e a uma pressão de 25 bar, de modo a produzir um líquido composto por hidrocarbonetos, ao qual se chama de ‘Blue Crude’. Um processo que segundo os responsáveis aumenta a eficiência energética até 70 por cento.

Aos 80 por centro do ‘Blue Crude’ conseguido chama-se gasóleo sintético, ao qual a Audi chama de ‘e-diesel’, insento de enxofre e de aromas, embora com elevado teor de cetano, permitindo uma fácil inflamação.

Este e-diesel é um ‘drop-in’, pois as proporcões químicas do Blue Crude permitem a mistura em qualquer proporção com o diesel de origem fóssil, sendo que a Audi também está a realizar paralelamente uma pesquisa que visa a produção sintética de ‘e-gasolina.

Em destaque

Subir