Ciência

Astronauta pede desculpa: afinal, não cresceu nove centímetros no Espaço

O astronauta Norishige Kanai foi protagonista de uma história que conquistou o mundo. Segundo um tweet da sua autoria, cresceu nove centímetros em três semanas, o que colocava o regresso à Terra em risco. Afinal, houve um equívoco.

O astronauta japonês de 41 anos, que integra a tripulação da Estação Espacial Internacional (EEI), publicou nas redes sociais uma informação curiosa.

“Tenho uma notícia importante. Nos exames médicos, na medição dos parâmetros físicos, verifiquei que cresci nove centímetros, em três semanas”, escreveu, no Twitter.

Esse aumento de estatura colocaria em risco o regresso, uma vez que a nave espacial está preparada tem um limite para a altura dos astronautas.

E é verdade que, devido à ausência de gravidade, há ligeiras variações de estatura, mas esse processo reverte-se, quando se regressa do espaço.

“A nossa espinha afasta-se, por regra até cinco centímetros”, explica Libby Jackson, da Agência Espacial do Reino Unido, em declarações à BBC.

Mas Norishige Kanai enganou-se e deu origem a uma falsa notícia. E pediu desculpa.

“Embora tenha sido um erro de medição, parece que o assunto se tornou sério”, reagiu, referindo-se à informação que partilhou no Twitter.

“Estou aliviado, porque poderei regressar”, concluiu.

Em destaque

Subir