Nas Notícias

Arnaut acusa Passos de querer “destruir Estado social” mas diz que PS não o permitirá

antonio arnautAntónio Arnaut, pai do Serviço Nacional de Saúde, está tranquilo em relação ao Estado Social e ao próprio SNS, porque não acredita que o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho consiga convencer o PS a promover uma revisão constitucional.

“Vamos admitir que o primeiro-ministro realmente uma revisão constitucional, ou quer reformular ou desmantelar o Estado Social. Nesse aspeto, estou tranquilo, porque, para o efeito, é necessária uma maioria qualificada de dois terços e o PS, como tem reafirmado várias vezes, vai opor-se a esse desmantelamento do Estado Social”, afirmou António Arnaut à agência Lusa.

O ‘pai’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS) comentava as palavras de Passos Coelho, que chamou o PS a um acordo parlamentar, no sentido de uma refundação do memorando da troika.

Estas palavras do primeiro-ministro – proferidas nas jornadas parlamentares do PSD e do CDS-PP, terão um objetivo: conseguir o apoio de dois terços dos deputados do Parlamento para poder promover uma revisão constitucional. Se Passos quer desmantelar o Estado Social, defende Arnaut, os seus objetivos nunca serão atingidos.

Arnaut defende ainda que “o primeiro-ministro não é uma pessoa muito culta e não sabe muito de História, como tem demonstrado”. E considera que o objetivo de Passos Coelho é tornar o memorando mais duro, com novas cláusulas para o memorando. No entanto, só o conseguirá com alterações na Constituição que “o Partido Socialista não permitirá”.

Em destaque

Subir