Tecnologia

Apple: Steve Jobs com cancro demite-se do cargo de CEO

Numa altura importante para a empresa, o CEO e cofundador abandona o cargo para se dedicar a cem por cento à luta contra a doença. Tim Cook, antigo número dois, será ao que tudo indico o sucessor.

Steve Jobs demitiu-se da Apple. O até agora CEO da empresa luta atualmente contra um cancro no pâncreas e, na sua carta de demissão, afirma já não conseguir cumprir os objetivos e deveres a que a empresa o obriga. No cargo desde 2007, Steve Jobs ficou conhecido em todo o mundo depois de ter sido o principal ‘cérebro’ dos anos dourados da companhia.

Durante o seu ‘reinado’, a Apple atravessou a sua melhor fase lançando produtos que marcaram a história da tecnologia, como os computadores Mac, o iPod, o iPhone ou o iPad.

Jobs não abandona contudo toda a sua atividade continuando a pertencer aos quadros como presidente não executivo. Tim Cook, antigo número dois, será o novo CEO.

Numa altura que a Apple atravessa uma fase importante para a sua consistência este parece ser um duro golpe para a sua economia. As bolsas internacionais por exemplo, já ‘reagiram’ proporcionado à companhia quedas na ordem dos cinco ou seis por cento.

A empresa prepara-se também para lançar algo em que nunca apostou na sua história, um produto low cost. Recorde-se que esta semana foi anunciado o lançamento de um iPhone a preços mais acessíveis.

Para o inicio de 2012 está também prevista a comercialização do iPad 3.

Em destaque

Subir