Nas Notícias

APAV alerta: Idosos vulneráveis a “aproveitamento” dos familiares

apav_sequestroAssociação de Apoio à Vítima (APAV) considera que os idosos estão em risco, em virtude da situação económica debilitada de familiares próximos. em tempos de crise, as pensões podem tornar-se apetecíveis e aumentar fenómenos de violência, sequestros e roubos.

João Lázaro, da APAV lançou hoje um alerta para o facto de a crise provocar um aproveitamento. Com um cenário de crise, as pensões podem ser “cobiçadas pelos familiares”, com eventuais casos de violência.

Num cenário em que as famílias perdem emprego e rendimentos, os idosos, segundo a APAV, mantêm as pensões de reforma. E apesar de por vezes serem muito baixas, podem gerar fenómenos de violência, praticada por pessoas próximas.

“Temos receios de que, nos tempos que correm, em que Portugal enfrenta um cenário de crise, que possa haver aproveitamento abusivo de familiares (ou de pessoas chegadas dos idosos). As pensões, ou outro património, podem tornar-se apetecíveis. Nalguns casos, tememos até de situações de sequestro”, sustentou João Lázaro, diretor-executivo da APAV, em declarações à agência Lusa.

O dirigente participou hoje num seminário que a APAV organizou, dedicada ao tema ‘O envelhecimento ativo e sem violência’, que decorreu em Odivelas.

Segundo João Lázaro, os avanços recentes no combate à violência sobre os idosos podem conhecer um retrocesso, em virtude das parcas condições económicas que geram precisamente violência e roubos.

Em destaque

Subir