Nas Notícias

António Barreto vê “novo desenho institucional” em aberto

antonio_barretoO sociológo António Barreto considera que Portugal e a Europa debatem-se com um desafio que pode alterar a própria independência dos países. “Portugal, daqui a 30, 50, ou 100 anos, pode não ser um país”, disse, em declarações à Lusa.

António Barreto considera que Portugal como “um Estado independente” poderá deixar de existir, “e passe a estar integrado numa Europa com outro desenho institucional e político”.

No entanto, também pode suceder o inverso e “uma alteração dos dados atualmente conhecidos” façam com que Portugal “reassuma um papel de Estado independente”, desprendido da Europa.

Em declarações à agência Lusa, António Barreto considera que “todas as hipóteses estão abertas”,s endo que os países se debatem com um enorme desafio.

“Depende da nossa liberdade e das nossas decisões atuais, saber o que vamos construir no próximo meio século”, afirmou o sociólogo e ex-político.

Numa tentativa de antevisão do futuro, Barreto mostra-se “cético”. Crítico da classe política, lembra que “as decisões muito otimistas levam ao desastre”.

Em destaque

Subir