Mundo

Alta médica para o bebé salvo num cano de esgoto na China

bebe china incubadorabebe china incubadora510Resgatado num cano de esgoto, o recém-nascido chinês já recebeu alta médica. O bebé está bem e foi entregue aos cuidados dos avós. A mãe deverá livrar-se de qualquer procedimento criminal, já que as autoridades concluem que a queda da criança na sanita se tratou de um acidente.

O bebé que emocionou o mundo, ao sobreviver a uma queda no interior da canalização do apartamento da mãe – acidental, diz a polícia –, recuperou da sua primeira grande aventura e já recebeu alta médica. A criança encontra-se bem e foi entregue aos cuidados dos avós maternos.

A mãe deverá ser ilibada pelas autoridades, que consideram que a queda do bebé no interior da sanita foi acidental e não propositada. Recorde-se que a criança foi descoberta por um morador do apartamento, que ouviu o choro do bebé proveniente dos tubos de esgoto.

Os bombeiros foram chamados ao local, mas a única forma que encontraram para salvar o bebé foi cortar o tubo (com 10 centímetros de diâmetro), retirando-o do local e transportando-o desde logo para o hospital local.

A partir daqui, davam início à fase seguinte, também ela complicada: retirar o recém-nascido do interior do tubo de canalização. As operações de retirada do menino do interior do tubo – já acompanhadas pelos médicos – foram bastante demoradas, para não provocar ferimentos à vítima, que nascera poucas horas antes.

O recém-nascido foi retirado do tubo sem qualquer ferimento e, segundo o jornal China Daily, encontra-se bem, ainda que internado, sob vigilância médica, numa incubadora, que inspirou um batismo: Bebé 59, o número da incubadora onde está a recuperar desta aventura. Veja as imagens, que podem afetar pessoas mais sensíveis.

O caso suscitou uma onda de solidariedade, com dezenas de pessoas a ocorrerem ao hospital para fazerem doação de bens de primeira necessidade – roupas, fraldas, leite em pó, entre outros – para o menino. Entretanto, o bebé recuperou do incidente e foi entregue à guarda dos avós.

Em destaque

Subir