Nas Notícias

Aeroporto em Coimbra? “Só falta ampliar a pista”, diz autarca e candidato

O presidente da Câmara de Coimbra foi ambicioso na apresentação da nova candidatura ao cargo. “Liderarei a transformação do aeródromo municipal num aeroporto civil comercial”, prometeu Manuel Machado, o candidato socialista que é criticado pelo grande rival por ter gasto um milhão de euros a fazer rotundas.

O cabeça de lista do PS nas autárquicas de 1 de outubro não receia parecer demasiado ambicioso. “Portugal tem falta de capacidade aeroportuária e a região centro não tem nenhum aeroporto a funcionar”, argumentou.

No Convento de São Francisco, Manuel Machado insistiu que Coimbra não pode ficar a meio caminho entre os aeroportos Humberto Delgado (Lisboa) e Francisco Sá Carneiro (Porto): a cidade tem de ter um aeroporto também.

“Falta ampliar a pista e adaptá-la às condições de circulação da aviação comercial”, assim como criar “instalações de apoio técnico, logístico e de segurança”, acrescentou: “No essencial, a pista já está preparada para receber aviões de grande porte. Ainda em julho, o Presidente da República lá aterrou a bordo do maior avião que, neste momento, está ao serviço da Força Aérea Portuguesa”.

Acessos também não serão problema, assegurou o candidato do PS à Câmara de Coimbra: “As ligações, quer à autoestrada A1, quer ao IC2, quer à A13, quer ao IP3, que liga a Figueira da Foz a Viseu, quer às vias de acesso ao centro de Coimbra, estão no essencial construídas”.

Uma promessa ambiciosa que surge horas após o principal rival, Jaime Ramos (o histórico autarca de Miranda do Corvo), do PSD, o ter criticado pelo mais de um milhão de euros gastos a fazer rotundas.

Em destaque

Subir