Nas Notícias

Adeus à vasectomia: Anticoncepcional para homens está prestes a chegar

anticoncepcional-para-homens

Uma equipa de cientistas prepara-se para apresentar o Vasalgel, um anticoncepcional masculino à base de um gel de polímero injetável. A grande vantagem deste método é ser temporário, o que não acontece com a vasectomia.

Desenvolvido por um laboratório da Fundação Parsemus, de São Francisco (EUA), o Vasalgel está já na última fase de testes e poderá chegar ao mercado em 2017.

As informações reveladas ainda são poucas, mas estima-se que uma aplicação deste gel não hormonal tenha um efeito prolongado, que pode ir de meses a anos.

Alguns especialistas, sem que fosse citada uma eventual ligação ao laboratório, estimam que a eficácia pode ser superior a 10 anos.

O procedimento é semelhante ao da vasectomia, mas não em definitivo. Em vez do corte deferente, o mesmo é ‘encerrado’ com uma injeção do polímero, num processo que não chega a demorar 15 minutos.

A grande vantagem, anunciou a fundação, é a possibilidade de ‘reabrir’ o canal deferente, o que não acontece no caso de uma vasectomia: “Se um homem desejar restaurar o fluxo de esperma, depois de meses ou anos, basta retirar o gel com outra injeção”.

Concebido para evitar situações de gravidez não planeada, o Vasalgel parece ser uma solução para homens que não gostam de usar preservativos. Porém, os riscos de contágio de doenças sexualmente transmissíveis são os mesmos, pelo que o descarte do preservativo só deve ser feito quando os parceiros se conhecerem bem (a nível de saúde íntima).

O preço final ainda não foi revelado, mas a Fundação Parmeseus antecipou um valor inferior a 350 euros.

Em destaque

Subir