Nas Notícias

“Acaba aqui”: Ágata termina carreira e agradece “amor e dedicação”

agata “A minha carreira acaba aqui”, anuncia Ágata, através do Facebook. Os espetáculos deste ano serão os últimos. Na hora da despedida, a voz da popular Abelha Maia e de ‘Perfume de Mulher’ agradeceu “todo o carinho, amor e dedicação” que recebeu nos palcos nacionais.

“Podes ficar com as jóias, o carro e a casa / mas não fiques com ele”, cantou Ágata, durante muitos anos, mas tudo tem um fim. No Facebook, a cantora acaba de anunciar que 2014 será o último ano de uma longa carreira.

“Este ano termino com os meus espetáculos. A minha carreira acaba aqui em 2014. Obrigada a todos”, escreveu a voz da popular Abelha Maia e antiga integrante do grupo Cocktail.

Ao despedir-se dos palcos, onde tantas vezes foi a figura maior do cartaz, Ágata agradeceu aos fãs por todo o apoio que lhe deram.

“Obrigada por todo o carinho… Agradeço a todo público por todo o amor e dedicação durante a minha carreira”, salientou.

Uma carreira que, recorde-se, começou em 1975, com o disco ‘Heróis Trabalhadores’.

De seu nome Maria Fernanda Pereira de Sousa, a cantora entrou, aos 17 anos, para as Cocktail e chegou a integrar temporariamente as Doce.

Ágata começou a ganhar fama quando, em 1978, deu a voz a uma personagem mítica da animação em televisão, a Abelha Maia.

Em meados dos anos 80, Fernanda de Sousa adotou o nome artístico que manteve até ao anúncio do final de carreira: Ágata.

Em 1994 editou ‘Perfume de Mulher’, o álbum que a consagrou no panorama musical português, e no ano seguinte lançou ‘Comunhão de bens’, que se tornou no tema mais conhecido de uma longa carreira.

“Fui coroada rainha da música popular mas nunca me deram uma coroa”, lamentou-se Ágata em 2006, numa entrevista ao Correio da Manhã: “e uma rainha sem coroa não é rainha”.

https://www.youtube.com/watch?v=fBl-U947p_g

Em destaque

Subir