Tecnologia

Abelhas aventureiras reagem melhor aos ambientes exteriores

abelhaAs abelhas têm personalidades diferentes e as atitudes correspondem a essas caraterísticas. As mais aventureiras reagem melhor aos ambientes exteriores, enquanto as da colmeia preferem ‘ficar por casa’. Os cientistas acreditam agora que é a personalidade que dita a função: se vão procurar alimento ou se ficam a tomar conta das crias.

As abelhas não são todas iguais. Uma equipa de investigadores da Universidade de Illinois (EUA) realizaram um estudo que, segundo as conclusões (publicadas na revista Science), veio demonstrar que há duas grandes personalidades: umas são mais aventureiras, outras mais caseiras.

“Uma regra de ouro na definição de personalidades é observar os mesmos comportamentos em diferentes contextos e isso pode ser chamado como um traço de personalidade”, explicou um dos autores do estudo, Gene Robinson. Foi essa linha de orientação que permitiu desmistificar o preconceito de que todas as abelhas obedeciam à rainha de forma igual.

Os investigadores concluíram que a atividade cerebral varia de abelha para abelha, embora essa variação possa ser resumida a dois grandes grupos. Um é o das abelhas aventureiras, que têm de sair da colmeia para procurar alimento e que possuem um sistema nervoso que reage melhor aos ambientes exteriores; o outro é o das abelhas caseiras, que ficam pela colmeia a tomar conta das crias.

O estudo avança ainda que uma em cada quatro abelhas aventureiras tem por missão descobrir novos locais com alimentação, transmitindo depois essa informação às demais. Outra das funções das aventureiras é descobrir o local para criar uma nova colónia.

Em destaque

Subir