Nas Notícias

A vida extraterrestre, diz a NASA, tem de esperar por 2025 para ser provada

vida et A NASA sabe “onde” e “como” procurar vida extraterrestre. Ellen Stofan garante que existe vida ‘lá fora’: o que não existe (ainda) é como o provar. “Penso que teremos provas definitivas dentro de 20 a 30 anos”, acrescentou a cientista.

‘A verdade está lá fora’, garantem os adeptos da teoria de que há vida alienígena, e não estão sozinhos: a cientista-chefe da NASA, Ellen Stofan, partilha da mesma certeza.

Durante uma conferência sobre as missões da agência espacial norte-americana para as próximas décadas, a responsável deixou a garantia de que há vida extraterrestre, embora não haja – ainda – forma de o provar.

“Iremos obter fortes indícios da existência de vida fora da Terra dentro da próxima década e acredito que teremos a evidência definitiva nos próximos 20 a 30 anos. Sabemos onde procurar e sabemos como procurar”, garantiu Stofan durante a palestra.

“Na maioria dos casos, nós temos a tecnologia, mas ainda estamos no caminho para a implantar. Acho que estamos no caminho certo”, reforçou a cientista.

Esta confiança não coincide, porém, com a dos fãs de “homenzinhos verdes”, alertou: “Não há dúvida de que estamos no caminho certo, mas não estamos a falar de homenzinhos verdes. Serão, provavelmente, pequenos micróbios”.

Quem também partilha desta ambição é o astronauta John Grusnfeld, que administra o programa de ciências da NASA: “Acho que estamos a apenas uma geração de encontrar um indício em nosso sistema solar, seja numa lua congelada, seja em Marte”.

As investigações sobre a existência de vida alienígena terão de centrar-se nos sistemas de suporte vital, como água (no estado líquido) e, sobretudo, moléculas orgânicas de carbono e nitrogénio.

Em duas luas de Júpiter (Ganimedes e Europa) existem oceanos de água, tal como numa lua de Saturno (Enceladus).

Em Marte também existiu um vasto oceano, provavelmente de água salgada, como demonstram os indícios recolhidos pela sonda Curiosity.

Em destaque

Subir