Cultura

20.º SBSR: Massive Attack, Metronomy e The Cat Empire confirmados no festival

super bock super rock 1Massive Attack, Metronomy e The Cat Empire são as mais recentes confirmações para o Super Bock Super Rock, que cumpre a 20.ª edição e decorre entre os dias 17 e 19 de julho, na Herdade do Cabeço da Flauta, junto à Praia do Meco.

A aposta na qualidade dos artistas sempre foi um dos epítetos emblemáticos do Super Bock Super Rock. Desde a primeira edição, os nomes que constituíram os diferentes cartazes foram sempre de exceção, representando de forma irrepreensível o melhor do rock, mas igualmente géneros que fundem a eletrónica aos sons que se convencionaram categorizar de independentes.

Na 20.ª edição, a programação do festival seguirá a sua linha histórica, procurando dar nota dos mais interessantes novos artistas da atualidade, e destacar os nomes mais consagrados e a sua capacidade de criação e reinvenção, trazendo consigo as mais recentes novidades:

Massive Attack apresentarão o seu novo disco em quatro anos com uma nova produção ao vivo, Metronomy trazem o seu tão esperado novo álbum ‘Love Letters’ e The Cat Empire com estreia marcada em Portugal para os palcos do Meco.

Em 2014 o Super Bock Super Rock contará com a presença de uma das bandas mais marcantes das últimas duas décadas: Massive Attack. Com 25 anos de carreira, nunca perderam o fôlego. Pais do trip-hop, souberam sempre elevar a música eletrónica para territórios onde só os raros têm lugar cativo. A banda de ‘3D’ (Robert Del Naja) e ‘Daddy G’ (Grant Marshall) assumiu perenemente uma competência de relojoeiro, editando ao ritmo da vontade e da qualidade dos distintos. O concerto no Meco vai ser, no entanto, especial. Surgirá por ocasião de um novo disco – 4 anos depois! –, apresentado num espetáculo com um desenho cénico também ele novo – a estrear um mês antes no Sonar de Barcelona – para vestir na perfeição os temas recentes e tão esperados.

O Super Bock Super Rock terá o privilégio de ser um dos primeiros palcos onde os Massive Atack desfilarão as novas composições, num formato visual exclusivo para o mais recente trabalho, e que se adivinha imperdível.

Da mesma geografia, confirma-se a presença dos Metronomy. Invenção de Joseph Mount, o quarteto britânico vem ao Super Bock Super Rock com disco novo na bagagem. Chama-se ‘Love Letters’ e o single ‘I´m Aquarius’, apresentado em novembro de 2013, tem recebido uma lava de elogios, epítetos merecidos para um som que, pela sua particularidade, se apresenta à margem de muitos dos projetos que o mercado da eletrónica/indie oferece.

São incomuns os projetos que, sobre bases pop, compõem canções tão bem e eletronicamente estruturadas, ricas de melodia e elegância dançável. Depois do extraordinário ‘The English Riviera’ (2011), os Metronomy confirmarão os seus créditos singulares, trazendo o novo tesouro discográfico ao 20.º Super Bock Super Rock.

Conhecida como uma das melhores bandas a atuar em festivais pelo mundo fora, fundem vários estilos que vão do Jazz ao Rock, passando pelo Reggae e o Funk.

Depois de iniciarem o seu percurso com o álbum homónimo em 2003, os The Cat Empire foram desafiando a sua mutabilidade sonora até ao mais recente ‘Steal the Light’ onde apesar de explorarem como sempre os limites da sua identidade, mantêm o registo que fez deles uma banda querida pela sua musicalidade, humor e energia.

Entretenimento puro é o que prometem os australianos para o dia 17 no Super Bock Super Rock deixando um rasto de alegria no ar, em que a dança e os sorrisos serão certamente o ingrediente principal.

Já confirmados

Dia 17: Massive Attack, Disclosure, Metronomy, Jake Bugg, The Cat Empire
Dia 19: Foals, Albert Hammond Jr.

Novas confirmações

Massive Attack

Nos seus quase 25 anos de carreira, não precisaram de lançar mais do que cinco álbuns. Neles, corre um oceano de géneros, pautados por uma eletrónica inebriante, hipnótica, a que alguém, um dia, nos tempos dos primeiros discos, resolveu chamar de trip hop.

Da escura cidade de Bristol, ‘3D’ (Robert Del Naja) e ‘Daddy G’ (Grant Marshall) carregam a paternidade de um estilo que abraça elementos do jazz, soul e hip-hop, e onde a melodia serpenteia num jeito contagiante.

Entre 91 e 94 editaram os históricos ‘Blue Lines’, ‘Protection’ e ‘Mezzanine’, discos com colaborações de peso como Tracey Thorn – da dupla Everything But The Girl – ou Elizabeth Fraser, dos Cocteau Twins. Em 2003 saiu ‘100th Window’ e só em 7 anos depois o último, ‘Heligoland’. Para 2014 está novo trabalho prometido, para conferir no

Metronomy

I'm Aquarius é o primeiro avanço do quarto disco de originais dos Metronomy. O novo lp chama-se ‘Love Letters’ e tem edição marcada para o primeiro trimestre de 2014. O tema é revelador da marca da banda de Joseph Mount, cantor/compositor principal e inventor dos Metronomy.

Existem desde 1999, mas só depois do lançamento do álbum de estreia, ‘Pip Paine (Pay the £5000 You Owe)’ (2006), é que as surpreendentes canções pop cheias de eletrónica de Mount começaram ecoar no grande público. Depois da estreia, seguiram-se ‘Nights Out’ (2008) e o aclamado ‘The English Riviera’, 2011.

The Cat Empire

Os The Cat Empire andam nisto da música há mais de uma década. Inquietos – como as suas canções –, vão, de disco em disco, explorando latitudes sonoras, ritmos e novas histórias para contar.

Banda australiana constituída por oito músicos, causam frenesim e muita agitação com a luz e felicidade que transportam na forma como interpretam e executam as suas composições.

No ano passado editaram ‘Steal The Light’, mais um registo onde cabem géneros como o jazz, rock, hip hop e sons próximos dos explorados pela música cigana, tudo a ressoar festivo e convidativo.

Em destaque

Subir