Nas Notícias

Vídeo: O saudita que põe o Sol a girar à volta da Terra

saudita galileu Esqueça tudo o que aprendeu sobre astronomia. Um xeque saudita garante que a Terra “não gira”, está parada. No dia de aniversário de Galileu, Bandar al-Khaibari colocou o Sol a girar à volta do nosso planeta. Veja o vídeo que está a dar origem às piadas do dia nas redes sociais.

Afinal, andaram séculos a enganar-nos. A rotação da Terra é um embuste dos cientistas para desacreditar Alá. Quanto ao Sol, de nada lhe adianta ser uma estrela: anda à volta do nosso planeta, tal como a Lua.

Não acredita? Pergunte a Bandar al-Khaibari, o xeque saudita que desmontou estas aldrabices burlescas da comunidade científica, durante um encontro com estudantes numa universidade nos Emirados Árabes Unidos.

“A Terra está parada e não se move”, assegurou o clérigo saudita, explicando com um copo que representava o nosso planeta: “Isto é a Terra. Se dizem que ela gira, ao sairmos do aeroporto de Sharjah, num voo internacional para a China, a Terra está a girar, certo?”

Girando o copo, para demonstrar o cenário de um avião a deixar os EAU, al-Khaibari continuou: “Então, se o avião parasse no ar, a China não viria contra ele? Certo ou não? E se a Terra girasse na direcção oposta? O avião nunca chegaria à China, porque a China estaria também em rotação”.

A lógica é sustentada por uma ideia base: bastava a um avião levantar voo e ficar parado para que, ‘se existisse’ a rotação da Terra, a China eventualmente ‘chegasse’ abaixo.

“Um avião que sai dos Emirados Árabes para a China poderia ficar parado no ar e ainda assim chegaria, se a Terra girasse. Mas, se a Terra girasse na outra direção, porém, o avião não seria capaz de chegar à China, porque o país também estaria a mover-se junto com a Terra”, reforçou.

Como se a teoria não fosse suficientemente absurda, convém ainda referir que foi dita no dia de aniversário de Galileu, o italiano que no Renascentismo contestou a ideia do Sol a girar em volta da Terra e foi sujeito a um ultimato: ou aceitava a versão oficial da Igreja (Católica) ou era condenado à morte.

Bandar al-Khaibari, que também ‘ensinou’ os alunos que é o Sol que gira à volta da Terra, é um ‘velho conhecido’ da comunidade científica. Em tempos, este xeque saudita também desmontou o ‘embuste’ da chegada do Homem à Lua, afirmando que todas as imagens de astronautas no Espaço ou nos satélites (seja na Lua, seja na Estação Espacial Internacional) são produzidas pela indústria cinematográfica de Hollywood.

https://www.youtube.com/watch?v=68f-BnnKj7U

Em destaque

Subir