Nas Notícias

Vídeo: Chinês falha aterragem de balão numa ilha que o Japão e a China disputam

balao agua 400 A queda de um balonista chinês perto de uma ilha do Japão não foi fruto do acaso. Trata-se de um território disputado por Pequim e Tóquio. As ilhas têm até dois nomes: Japão chama-lhes “Senkaku”, a China apelida-a de “Diaoyu”. O cozinheiro chinês foi falhou a aterragem, no entanto, e acabou entregue às autoridades japonesas.

Um balonista chinês tentou aterrar o seu balão nas ilhas Diaoyu, chamadas de Senkaku no Japão. Este território é disputado pelos dois países, controlado pelo Japão e reivindicado pela China. E por isso esta aterragem de Xu Shuaijun, um cozinheiro de 35 anos, foi tudo menos inocente.

O balonista falhou a aterragem e acabou por cair perto das ilhas, que provocaram um incidente diplomático entre os dois países – caso que se agravou desde Pequim colocou o arquipélago na sua área de defesa aérea.

Depois de cair perto das ilhas, o balonista foi resgatado pela guarda costeira japonesa. Xu Shuaijun queria chamar atenção para o problema, com o seu colorido balão, mas o caso não deve ter repercussões políticas.

A única consequência neste incidente foi a entrega do balonista chinês às autoridades do seu países, na noite de quinta-feira. O homem foi recolhido pela guarda costeira e entregue à patrulha naval da China.

Entretanto, uma fonte governamental chinesa retira qualquer carga política ao incidente, apelidando-o de um ato de um “entusiasta do balonismo”. Certo é que as ilhas não provocam nada de entusiasta, a não ser a voracidade de China e Japão em controlar o território, rico em recursos.

Veja as imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=0cL8CCzwYNg

Em destaque

Subir