Insólito

Vídeo: Bebé que fumava dois maços de cigarros por dia deixou o vício mas padece de obesidade

crianca fumahttps://www.youtube.com/watch?v=x4c_wI6kQyE Lembra-se do menino indonésio que fumava 40 cigarros por dia? O pequeno Ardi Rizal, que reside numa ilha de Sumatra, surpreendeu o mundo com um vício nada recomendável, sobretudo para uma criança de dois anos de idade. O tempo passou e Ardi conseguiu deixar o tabaco, mas agora tem outro problema de saúde: é viciado em comida e padece de obesidade.

Ardi Rizal deu-se a conhecer ao mundo de forma impressionante: a fumar, apesar de ser apenas uma criança de 2 anos de idade. Este menino indonésio suscitou inúmeras reportagens e o vídeo em que surgia a fumar perturbou o mundo.

Apesar de viver numa aldeia inóspita de Sumatra, na Indonésia, o pequeno Ardi levou algumas grandes cadeias televisivas ao local. Depois de ter experimentado o primeiro cigarro, ficou viciado em pouco tempo. Seis meses depois de provar tabaco, já era profundamente dependente e consumia 40 cigarros por dia.

As autoridades de saúde indonésia ficaram a conhecer esta história e promoveram ações que conduziram à cessação tabágica de Ardi Rizal – que fumara o primeiro cigarro, dado pelo próprio pai, com apenas 18 meses de vida.

Ultrapassado o problema do tabaco, Ardi, que tinha já excesso de peso, passou a ter outra dependência grave: comida em excesso. Rapidamente passou de fumador a obeso e acumulou, no seu historial clínico, dois graves problemas.

Na Indonésia, é habitual as crianças fumarem e estima-se que um em cada três menores consuma cigarros antes dos 10 anos de idade. Ardi era uma destas crianças, mas enfrenta agora outra luta.

Em destaque

Subir