Mundo

Usar o mesmo saco nas compras pode aumentar o risco de intoxicação

A ‘Food Standards Agency’ , agência de proteção alimentar britânica, alerta que a utilização de sacos reutilizáveis pode representar um risco de intoxicação alimentar. Aconselha que os alimentos crus, que podem conter germes prejudiciais, devem ser transportados separadamente dos restantes produtos.

O alerta foi publicado inicialmente em agosto e explica que, pese embora não ter sido entornado dentro dos sacos de transportes, as próprias embalagens podem conter bactérias que podem causar problemas no sistema digestivo dos consumidores.

“Os alimentos crus (carne crua, peixe cru e marisco, vegetais soltos e não lavados e ovos) podem conter germes ou ter germes na sua superfície que causam intoxicação alimentar. Mesmo os alimentos crus embalados, como frango pré-embalado, peixe, etc. podem ter vestígios de insetos prejudiciais na parte externa da embalagem”, esclarece a agência, citada pelo Jornal Económico.

O sushi e salmão fumado, por exemplo, como são produtos de peixe cru pronto a comer, devem ser transportados de forma separada dos restantes produtos.

A agência aconselha a utilização de rótulos de forma a distinguir os sacos de transporte, bem como à troca ou lavagem frequente destes.

Em destaque

Subir