Mundo

Tempestade na Europa central faz cinco mortes

A tempestade Herwart provocou, este domingo, cinco mortes e vários feridos ao atravessar a Europa central com ventos até aos 180 quilómetros por hora. Várias árvores foram derrubadas e os transportes viveram um autêntico caos. A tempestade Herwart segue-se à Xavier que, há três semanas, invadiu o noroeste da Alemanha e provocou a morte de sete pessoas.

De acordo com a agência Associated Press – com contributos de jornalistas da Polónia e República Checa – centenas de milhares de casas na República Checa e na Áustria, entre outros países, ficaram sem energia elétrica.

Os ventos fortes levaram a que um voo da companhia área alemã Lufthansa fosse obrigado a aterrar de emergência em Estugarda. Na Polónia morreram duas pessoas em acidentes com árvores, situação verificada também na República Checa.

Um campista de 63 anos morreu afogado na costa alemã, enquanto se registaram, em Berlim, vários feridos devido a queda de telhas e de um andaime. Há também registos de vários feridos numa auto-estrada alemã, fruto do deslizamento de veículos numa camada de cinco centímetros de granizo.

Várias ligações de comboios foram canceladas na Alemanha e na Áustria. O rio Elba, em Hamburgo, inundou várias ruas.

Em destaque

Subir