Nas Notícias

Tancos: ‘Recuperada’ caixa de petardos que não tinha sido roubada

O material de Tancos recolhido após o assalto inclui uma caixa de petardos… a mais. Um bónus confirmado oficialmente pelo chefe do Estado-Maior do Exército.

Rovisco Duarte fez a revelação durante a conferência de imprensa sobre a desativação dos Paióis de Tancos, na Unidade Apoio Geral Material do Exército, em Benavente.

“Existe uma caixa a mais”, de petardos, “que não constava da relação inicial” do material furtado, afirmou o responsável do Exército.

Segundo Rovisco Duarte, esta “ligeira discrepância” entre o material dado como roubado dos paióis do Exército e o efetivamente recuperado pela Polícia Judiciária Militar, na Chamusa, é “perfeitamente compreensível”.

Basta que tenha sido reportada a saída dos petardos para um exercício que, por vários motivos (como as condições atmosféricas), não tenha sido realizado, com o material a regressar aos paióis sem registo.

“Se chove, a instrução pode ser interrompida e os rebentamentos podem não ser executados”, exemplificou o chefe do Estado-Maior do Exército: “É material volante que saiu, uma caixa, não é tanto assim”.

Recorde-se que foi a 18 de outubro que a Polícia Judiciária Militar anunciou, em comunicado, ter recuperado, “na região da Chamusca, com a colaboração do núcleo de investigação criminal da GNR de Loulé, o material de guerra furtado dos Paióis Nacionais de Tancos”.

Em destaque

Subir