Mundo

O nome da República Checa pode ser Chéquia. Depende dos casos

republica checa

A República Checa manteve o nome, mas adotou um novo. Agora, o país pode também ser chamado, a nível oficial, como Czechia (Chéquia). Depende do espaço disponível. O novo nome já foi votado pelas autoridades e está a merecer críticas pela semelhança com Chechnya (ou, como nós dizemos, Chechénia).

Oficialmente, o país chama-se República Checa. Mas, oficialmente, pode chamar-se Czechia, a versão internacional de como nós dizemos (e escrevemos) Chéquia. Depende das situações, como no caso de eventos desportivos, onde República Checa fica demasiado comprido para escrever nas camisolas.

Após um processo mediático, a mudança – ou encurtamento – do nome oficial já foi aprovada pelas autoridades checas (ou chéquias?), nomeadamente o Presidente da República e o primeiro-ministro, para além dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa e dos vários líderes parlamentares.

Assim que a resolução do Conselho de Ministros seja publicada nos órgãos oficiais, o país vai informar as Nações Unidas do protocolo referente a ambos os nomes oficiais.

O nome Czechia não surgiu por acaso. Já em 1993, quando a antiga Checoslováquia deu lugar à República Checa e à República Eslovaca (que adotou o diminutivo oficial Eslováquia), o termo esteve para ser escolhido a nível oficial.

Há também registos do século XIX que comprovam uma anterior utilização do nome.

Mas há quem critique Czechia (Chéquia) pela semelhança com Chechnya (Chechénia) e pelos investimentos recentes feitos na promoção turística da… República Checa.

Em destaque

Subir