Desporto

Mundial 2018: Peru afasta o Chile na secretaria

O fim da fase de qualificação na América do Sul tornou visível o apuramento do Peru (para o playoff) na secretaria, em prejuízo do Chile. O mais estranho é que a situação foi provocada pelo próprio Chile quando contestou o jogo com a Bolívia.

Em causa está a utilização irregular de um boliviano, quer diante do Chile, quer contra o Peru. Após queixa dos chilenos, a FIFA condenou a Bolívia à derrota por 0-3 em ambos os jogos.

A diferença é que o Chile tinha empatado com a Bolívia (0-0), enquanto o Peru fora derrotado (0-2). Assim, o protesto valeu mais três pontos para o Peru e ‘apenas’ mais dois para o Chile.

Fechada a fase de qualificação, as duas seleções terminaram empatadas com 26 pontos. E quem se arrisca a ir à Rússia disputar o Mundial é o Peru, apesar de ter sido o Chile a apresentar o protesto contra a Bolívia…

O desempate foi feito ao nível da diferença de golos, onde a ‘questão boliviana’ ganhou mais expressão. O Chile somou três golos (terminou 26 marcados e 27 sofridos), enquanto o Peru beneficiou de cinco: os três da vitória na secretaria mais os dois que tinha sofrido em campo e foram anulados (acabando com 27 marcados e 26 sofridos)…

Resta salientar que o Peru ainda não está qualificado para o Mundial 2018: como quinto classificado da zona sul-americana vai disputar um playoff com a Nova Zelândia, vencedor da fase de qualificação da Oceania.

Em destaque

Subir