Mundo

Já há acordo para o Brexit

A Comissão Europeia anunciou, esta sexta-feira, que chegou a um “acordo equilibrado” com o Reino Unido sobre os termos do Brexit e aconselhou aos Estado-membros que se passe à segunda fase das negociações sobre futuras relações.

Esta recomendação tem como base o relatório conjunto acordado pela Comissão e Governo do Reino Unido, subscrito hoje por Theresa May, primeira-ministra britânica, durante uma reunião com o presidente do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker, em Bruxelas.

Para Michael Barnier, negociador chefe da UE, “serão protegidas as opções de vida dos cidadãos da UE que vivem no Reino Unido, sendo que os progressos efetuados nas negociações assentam no direito dos cidadãos, no diálogo sobre a Irlanda/Irlanda do Norte e o acordo financeiro com o Reino Unido.

“Estes cidadãos, assim como os cidadãos britânicos que vivem na UE a 27, conservarão os seus direitos após a saída do Reino Unido da UE. A comissão garantiu igualmente que todos os procedimentos administrativos para os cidadãos da UE que vivem no Reino Unido serão simples e pouco dispendiosos”, indica a Comissão através de um comunicado.

As negociações deverão ser concluídas até ao outono do próximo ano, de forma a dar tempo suficiente ao Conselho para celebrar o acordo de saída do Reino Unido, bem como para permitir que o Reino Unido consiga aprovar o acordo ao abrigo dos respetivos procedimentos, até 29 de Marcço de 2019, data do Brexit.

Apesar do acordo, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, lembrou que as negociações mais complicadas ainda estão por chegar, já que “romper é difícil, mas romper e construir uma nova relação é ainda mais difícil”.

“Temos de ter em mente que o desafio mais difícil aestá ainda pela frente”, sublinhou.

Donald Tusk espera que as negociações comecem “o mais cedo possível” sob forma de se poder dar “clareza sobre a situação às pessoas e às empresas”.

Em destaque

Subir