Nas Notícias

Bionicão: O cão e robô do Google que fica em pé quando agredido (vídeo)

bionicao Uma empresa comprada pelo Google no ano passado apresentou o Bionicão. ‘Meio cachorro’, meio robô, a máquina corre, vira nas curvas, sobe escadas e aguenta o equilíbrio mesmo perante as agressões. Só que as imagens de um técnico a bater no Spot estão a ser criticadas.

O Google ‘adotou’ um Bionicão chamado Spot, o cão robotizado criado pela Boston Dynamics, empresa que foi adquirida no ano passado pelo gigante da informática.

Com 72,5 quilos de peso, Spot corre, vira nas curvas, sobe escadas e aguenta o equilíbrio mesmo perante as agressões, como comprova o vídeo de divulgação do protótipo.

Alimentado por uma bateria elétrica, o Bionicão não consegue ser tão rápido como a Cheetah, a versão robotizada de uma chita (também da autoria da Boston Dynamics) que atingiu, em 2014, os 46,6 quilómetros por hora.

A principal qualidade do Spot é o equilíbrio, quer quando caminha por terrenos acidentados ou por pisos traiçoeiros, quer quando é… chutado, como um técnico fez questão de mostrar, no vídeo de apresentação.

Apesar de não ser um cão, as agressões ao Bionicão foram repudiadas pelos amantes dos animais, que não acharam piada à declaração feita no final: “Nenhum robô foi prejudicado na realização deste vídeo”.

Em destaque

Subir