Mundo

Dijsselbloem nights: Dois dias de festa com “copos e mulheres” em Bruxelas

O presidente do Eurogrupo criticou, por isso alguns eurodeputados fazem-lhe a vontade. Durante dois dias, há festa em Bruxelas com as “Dijsselbloem Nights – Combater os Estereótipos”. Duas noites de farra, com “copos e mulheres” que Jeroen Dijsselbloem tanto criticou.

A iniciativa, que alia a sátira política ao combate aos estereótipos, é do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, a bancada do Parlamento Europeu que agrupo vários partidos de esquerda, incluindo os portugueses Partido Comunista Português e Bloco de Esquerda.

Recuperando a entrevista de  Jeroen Dijsselbloem ao Frankfurter Allgemeine Zeitung, na qual criticou os países do sul da Europa por gastarem dinheiro em “copos e mulheres”, vários eurodeputados marcaram duas noites de festa como um alerta para “a urgente necessidade de condenar este tipo de comportamento estereotipado especialmente quando expresso por uma autoridade europeia, muitas vezes diretamente responsável pelo seu empobrecimento e deterioração”.

A primeira das Dijsselbloem Nights, amanhã, é dedicada à “música e cultura”, em especial de Portugal, Grécia e Chipre. Seguem-se, na quarta-feira, Itália e Espanha.

As duas noites de “promoção de um entendimento cultural mais profundo entre as diferentes identidades” (incluindo reflexão política, “copos e mulheres”) vão decorrer no Collectivo Garcia Lorca, a poucos quilómetros de distância do Parlamento Europeu, mas já a mais de um hora de viagem até à sede do Eurogrupo.

Em destaque

Subir