Nas Notícias

DGS confirma 18 casos de legionela no Hospital S. Francisco Xavier

Em conferência de imprensa, a Direção-Geral de Saúde confirmou a existência de 18 casos de legionela no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa. Dos casos confirmados, 17 mantêm-se internados, dois dos quais na unidade de Cuidados Intensivos. O foco da contaminação da bactéria foi detetado na rede de abastecimento de água do hospital.

Além dos 17 casos confirmados laboratorialmente, há um outro caso “com ligação epidemiológica ao Hospital S. Francisco Xavier que foi diagnosticado numa unidade privada de saúde privada, “onde o doente se encontra internado”, por opção própria, informa a DGS.

Por precaução, a Direção-Geral de Saúde diz que “foram tomadas as medidas adequadas para interromper a possível fonte de transmissão” e o que o “INEM irá redirecionar temporariamente para outras instituições hospitalares os doentes mais graves que se destinariam ao Serviço de Urgência do Hospital S. Francisco Xavier”.

A situação foi, no entanto, desdramatizada por Graça Freitas, responsável da DGS, garantindo que estão a ser aplicados os planos de contingência previstos para estes casos.

“Isto não é um acontecimento extraordinário”, disse. “Em Portugal temos 200 casos [de doença dos legionários] por ano, com pequenos surtos”.

“Não é que não haja legionela nas nossas casas, a sorte é que estamos saudáveis. Mas num hospital as pessoas estão doentes, estão fragilizadas”, acrescentou.

A DGS informa ainda que “os doentes são, na sua maioria, idosos com fatores de risco associados”, mas que estão clinicamente estáveis.

Em destaque

Subir