Artigo patrocinado

O que é a criptomoeda, como a famosa bitcoin?

Todos sabemos o que é o dinheiro, mesmo não o tendo (passe o gracejo). Mas, num tempo em que tanto se fala de bitcoin e litecoin, o que é, afinal, a criptomoeda?

O conceito existe desde 2008, quando o mundo informático despertou para uma novidade: alguém tinha desenvolvido um novo tipo de dinheiro.

Em vez de usar notas de papel e moedas de metal, a criptomoeda não existe fisicamente: é uma moeda virtual, ou seja, só ‘existe’ na internet.

A bitcoin foi a precussora desta realidade que se tornou num pesadelo para as autoridades financeiras.

A 18 de agosto de 2008, surgiu o pedido de registo do domínio bitcoin.org. A 31 de outubro, um documento assinado por Satoshi Nakamoto apresentava oficialmente a primeira criptomoeda, a bitcoin.

Descrito como um método de pagamento para uma rede direta entre duas pessoas, a bitcoin (e as criptomoedas que lhe seguiram) é apresentada como “um sistema de transação eletrónica que não assenta numa paridade”.

Qualquer moeda, como o euro ou o dólar, tem uma correlação (a chamada paridade) com as outras moedas e com bens físicos como o ouro e a prata. A criptomoeda não tem paridade.

O valor da bitcoin, ou de qualquer outra criptomoeda, é definido por um suposto valor intrínseco. Não pode ser desvalorizada cambialmente, como Portugal fazia no tempo do escudo, nem valorizada por falsas paridades, como a China é constantemente acusada de fazer com o yuan.

Desprezado inicialmente pelas autoridades financeiras, a bitcoin começou a ser aceite como modo de pagamento em vários sites. E, de repente, o fenómeno saltou da internet para a ‘economia real’.

Em 2015, o Japão legislou o uso de algumas criptomoedas como meio de pagamento. A moeda virtual passava a ser igual, no plano económico, ao iene.

Outros países começaram também a ceder à influência cada vez mais universal das criptomoedas, levando a que se assista, atualmente, a uma possível bolha nas bitcoins.

No final de novembro de 2017, o valor de uma bitcoin bateu o recorde dos 11 mil dólares, mas em menos de 24 horas já tinha caído para cerca de 9700.

Em destaque

Subir