Motores

Campeonato de Portugal de Montanha com menos categorias em 2018

A simplificação e a modernização parecem ter sido as palavras de ordem dos promotores do Campeonato de Portugal de Montanha, que sexta-feira fizeram a apresentação da nova temporada.

Com um novo ‘naming’ – a JC Group passa a figurar como patrocinador principal da competição – o campeonato terá várias novidades este ano, a começar pelo número de categorias, que baixa para quatro – protótipos, GT, turismos e clássicos. O objetivo, segundo Joaquim Teixeira, da APPAM, é dignificar a disciplina existindo menos campeões. “Como piloto não quero correr contra mim mas contra um ou mais adversários”, justifica.

Foto: Armindo Cerqueira

Mas o diminuir de número de categorias não é a única novidade a constar do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. Também o número de subidas vai duplicar. A ideia é que o espetador possa ver carros em competição mais tempo e as próprias autarquias sejam devidamente recompensadas pelo investimento que fizeram. “Ainda que isto custe mais pneus e gasolina aos pilotos”, lembra Joaquim Teixeira.

Atualizando-se para os tempos que vivemos, a competição vai também passar a ter as provas transmitidas em direto por ‘live streaming’. Um complemento às imagens que a Movie Light coloca já nos vários canais televisivos.

O Campeonato de Portugal de Montanha de 2018 vai iniciar-se em abril com a Rampa da Penha e vai terminar em setembro em Boticas, num calendário que inclui algumas das mais prestigiadas provas da disciplina, como a Rampa Internacional da Falperra, o segundo evento do ano, a Rampa da Covilhã, a Rampa de Santa Marta, a Rampa do Caramulo, da Sra. da Graça e Porca de Murça.

De referir ainda o facto de nesta apresentação ter sido também divulgado o anuário oficial da competição, da autoria dos fotógrafos oficiais do campeonato, Armindo Cerqueira e Pedro Ferreira, que ilustra com pormenor o que foi toda a temporada da disciplina de 2017. “Uma boa forma dos pilotos se reverem em algo mais interessante do que apenas fotos que guardam lá em casa”, afirmou Armindo Cerqueira na ocasião.

 

Em destaque

Subir