Categorias: Nas Notícias

Tratamento do enfarte agudo do miocárdio mais eficaz graças ao programa Stent For Life

Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) anuncia a 14 de fevereiro, Dia Nacional do Doente Coronário, o balanço do primeiro ano do programa europeu ‘Stent For Life’, que visa reduzir a mortalidade por enfarte agudo do miocárdio, melhorando o acesso dos doentes às terapêuticas adequadas, como a angioplastia primária.

Segundo Hélder Pereira, presidente da APIC (associação membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia), “no âmbito do programa europeu, ‘Stent For Life’, o objetivo é melhorar o acesso dos doentes ao melhor tratamento do enfarte agudo do miocárdio.

“Em Portugal, o número de angioplastias estava aquém das realizadas na Europa. Após um ano de participação nesta campanha, conseguimos um aumento significativo no número de doentes que tiveram acesso a esta terapêutica”, refere Hélder Pereira, que é também diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta.

O programa europeu ‘Stent For Life’ tem como objetivos colaborar com o INEM numa maior rapidez no transporte pré-hospitalar. As ambulâncias do INEM estão equipadas com aparelhos que permitem diagnosticar o enfarte e encaminhar o doente para o hospital mais indicado.

Por outro lado, o programa pretende reduzir o tempo para o tratamento adequado, através de uma melhor coordenação intra-hospitalar e sensibilizar a população para os sinais e sintomas de enfarte.

Conhecer e compreender os sinais de um enfarte permite agir rapidamente e procurar ajuda médica, através do número europeu de emergência (112). A rapidez é fundamental para o sucesso do tratamento. A cada minuto que passa o risco de morte aumenta.

A angioplastia primária consiste num procedimento médico para a abertura da obstrução de uma artéria do coração. Faz-se com a colocação de um cateter na artéria obstruída, através do qual se introduz um balão que quando insuflado permite a abertura da artéria e restabelecimento do fluxo sanguíneo.

Na maioria das vezes, este procedimento é complementado com a colocação de um dispositivo médico composto por uma pequena malha metálica que mantém o vaso aberto.

A ‘Stent For Life’ é uma iniciativa conjunta da Associação Europeia de Intervenção Cardiovascular Percutânea, um núcleo da Sociedade Europeia de Cardiologia e da EuroPCR. É apoiada por dez países europeus, incluindo Portugal, Bulgária, Turquia, Espanha, Itália, França, Sérvia, Egito, Roménia e Grécia.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias