Mundo

Skripal: Agente neurotóxico estava em estado líquido

O agente neurotóxico que envenenou Serguei Skripal e a filha estava em estado líquido, anunciaram hoje as autoridades, adiantando que vão ser precisos meses para limpar completamente os locais afetados na cidade de Salisbury, no sul de Inglaterra.

O Ministério do Ambiente britânico precisou que nove locais exigem “limpeza especializada”, incluindo o restaurante visitado pelos Skripal a 04 de março, horas antes de serem encontrados inconscientes num banco de jardim em Salisbury.

Cerca de 190 militares com formação específica estão a dar assistência aos funcionários das autoridades de ambiente, saúde e defesa que dirigem as operações de limpeza hoje iniciadas.

“A limpeza de cada local envolve um processo de testes, remoção de objetos que possam estar contaminados, limpeza química e novos testes”, explicou o Ministério em comunicado, acrescentando que o trabalho vai levar “alguns meses”.

Os Skripal foram envenenados com “uma quantidade muito pequena” de agente neurotóxico e a maior concentração da substância foi detetada na maçaneta de uma porta da residência do ex-espião.

Um laboratório militar britânico e, depois, a Organização para a Prevenção das Armas Químicas (OPAQ), identificaram a substância como ‘novichok’, um agente neurotóxico de uso militar desenvolvido na União Soviética nos anos 1970.

Pai e filha estiveram hospitalizados cerca de um mês em estado crítico. Yulia Skripal, 33 anos, teve alta hospitalar na semana passada e o pai, 66, permanece hospitalizado, embora já não esteja em estado crítico.

A zona do cemitério de Salisbury em torno das lápides da mulher de Serguei Skripal, Luidmila, que morreu em 2012 de cancro, e do filho Alexandre, que morreu em 2017 de doença hepática, foram hoje reabertas ao público, depois de uma “investigação aprofundada e análises terem permitido concluir que não estavam contaminadas”.

Os outros locais potencialmente contaminados vão permanecer fechados até ao final das operações de limpeza e o resto da cidade “não representa perigo para os habitantes e visitantes”.

As autoridades britânicas responsabilizam a Rússia pelo envenenamento, mas Moscovo nega qualquer envolvimento no caso.

O caso Skripal provocou uma crise diplomática que se traduziu numa ação coordenada inédita para a expulsão de cerca de 150 de diplomatas russos de vários países ocidentais, incluindo os Estados Unidos e dois terços dos países membros da União Europeia, a que a Rússia respondeu com a expulsão de 150 diplomatas ocidentais.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias