Categorias: Economia

Rui Machete: Venda de ações ao BPN foi “isenta de crítica”, mas nega ter usado a FLAD

Rui Machete confirmou que negociou ações da SLN, a empresa que geria ao BPN, com o próprio banco, com um ganho de 150% no negócio. A transação foi “completamente isenta de crítica”, defendeu-se o ministro, e “não é verdade” que tenha sido conduzida através da FLAD.

Rui Machete, criticado pela oposição aquando da nomeação como ministro dos Negócios Estrangeiros, confirmou à Antena 1 que negociou ações da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), a entidade que detinha o Banco Português de Negócios (BPN), e confirmou que teve um ganho de 150% no negócio. Em defesa da honra, o governante assegura que manteve “uma conduta isenta de crítica”, mas rejeita que tenha negociado através da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), à qual presidia na altura.

De acordo com o jornal Público, Rui Machete terá comprado 25.500 ações a um preço nominal de um euro, vendendo-as depois ao BPN a 2,5 euros. A operação, que o mesmo diário adianta ser semelhante a uma realizada por Cavaco Silva, rendeu-lhe um ganho de 150 por cento. “Não faço ideia a quanto compraram. Foi o preço que me pediram, foi o preço que paguei”, defendeu-se o ministro, citado pela Renascença.

“Não vejo motivo”, sustentou Rui Machete, para que a oposição o acuse de ter a reputação manchada. “Por que é que um negócio que é perfeitamente lícito, que eu fiz ao longo da vida como muitos outros portugueses, comprando e vendendo ações de bancos, havia de ser censurável? Há milhares de portugueses que compraram ações, incluindo de um banco com porta aberta, a que o Banco de Portugal tinha dado licença”, disse, à Antena 1.

Em defesa da mesma reputação, o ministro nega que nessas operações tenha utilizado a FLAD: “o Público dizia que tinha vendido à fundação, mas não é verdade. Nunca tive negócios diretos entre a Fundação Luso-Americana, de que era presidente, e eu próprio. Isso é uma coisa que não se faz e eu não fiz”.

“Não fiz nada que considere errado”, insistiu, à Renascença: “defendi os interesses da fundação, que era o que me competia defender, tenho uma conduta completamente isenta de crítica no sentido de praticar atos ilíitos ou mesmo eticamente condenáveis”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias