Categorias: Nas Notícias

Câmara de Viana recusa tourada da ‘Agonia’ porque a arena “tem uma acessibilidade muito complicada”

A decisão era a esperada, faltava conhecer o formalismo: “acessibilidade muito complicada”. A Câmara de Viana, ‘cidade antitourada’, rejeitou o pedido de licenciamento da tourada interposto pela Prótoiro. Esta federação aceita o “fundamento sensato” e promete reforçar a documentação.

Na ‘arena’ das festas da Senhora da Agonia, a Câmara de Viana e a federação Prótoiro continuam a contenda. O passo mais recente foi tomado pela autarquia, que indeferiu o pedido de licenciamento apresentado para a arena que, a 18 de Agosto, talvez receba a tourada anunciada pela Prótoiro.

Desde 2009 que Viana do Castelo se assume como ‘cidade antitourada’, pelo que a decisão era esperada. Faltava, contudo, conhecer o fundamento para o ‘chumbo’. “Indeferimos o licenciamento porque temos muitas dúvidas relativamente às questões de segurança e mobilidade do espaço”, explicou o presidente da Câmara, José Maria Costa: “não há lugares para estacionamento, não há lugares para serviços de emergência e temos de garantir as condições de segurança, nomeadamente a rápida acessibilidade de bombeiros e de serviços de emergência médica, se for necessário”.

O pedido de licenciamento visava a instalação de uma arena amovível na freguesia de Darque, num terreno privado junto à antiga seca do bacalhau. Como o acesso não permite o cruzamento de viaturas, a autarquia ficou com o motivo para justificar o ‘chumbo’: “tem uma acessibilidade muito complicada, uma via muito estreita”, reforçou o autarca. Apesar da arena ter uma capacidade para 3300 pessoas, “não constava qualquer plano de mobilidade”, frisou ainda José Maria Costa.

O licenciamento foi indeferido, mas a decisão é provisória. Ao devolver o pedido com a solicitação de mais informação, nomeadamente a apresentação de um plano de mobilidade, a Câmara de Viana ‘joga com o tempo’ e adia umeventual recurso aos tribunais por parte do requerente.

Em comunicado, a Prótoiro reconhece o “fundamento sensato” e garante que vai enviar a informação solicitada. No texto, a federação das associações taurinas elogia “a mudança de atitude do presidente da Câmara, que passou de uma posição de hostilidade para uma posição de colaboração e cooperação, tendo apenas pedido à Prótoiro mais documentação sobre o ordenamento do trânsito, para que possa deferir o licenciamento da praça de toiros”.

“Para já”, a federação descarta qualquer “medida judicial” e apenas pede que “se mantenha este clima de cooperação entre presidente da câmara e a Prótoiro, em prol do bem público e da saudável relação entre as instituições públicas e as organizações privadas”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias