Motores

Renault ZOE: circular em modo elétrico nunca foi tão fácil

Ao dotar o ZOE com a nova bateria Z.E.40 a Renault duplicou a autonomia do modelo e tornou-o no automóvel elétrico acessível capaz de ir mais longe com uma única carga, permitindo assim uma grande autonomia para um veículo com zero emissões de CO2.

Era objetivo para a marca de losango um dia conseguir produzir um automóvel que fosse simultaneamente acessível e pudesse circular em modo cem por cento elétrico sem estar constantemente a parar para recarregar as baterias.

Com a nova bateria Z.E. 40, o ZOE duplica a autonomia: 400 km NEDC, ou seja, 300 km em utilização real urbana e extra-urbana. O Renault ZOE passa, assim, a responder a um perfil ainda mais variado de utilizadores, devido à liberdade de movimentos que proporciona e à capacidade de realizar percursos mais longos do que os que são, geralmente, percorridos no quotidiano, mas também os trajetos imprevistos.

Agora as distâncias a percorrer pelo novo citadino da marca do losango é duas vezes mais longa com uma única carga, sendo uma verdadeira alternativa aos modelos térmicos, por assegurar os trajetos, sobretudo curtos e recorrentes, do quotidiano.

Normalmente a distância média percorrida por um condutor europeu é largamente inferior a 60 quilómetros, em mais de 80 por centro dos casos.

Mas para a Renault, uma inovação só é válida se for acessível a todos. Isto é ainda mais verdade no que se refere ao veículo elétrico, uma vez que, apenas em grande escala, constitui uma verdadeira resposta aos desafios ambientais. Ao desenvolver os seus veículos cem por centro elétricos, a Renault venceu um desafio: propor uma rutura tecnológica no seio do setor automóvel, respeitando as restrições económicas associadas a uma comercialização para o grande público.

Para simplificar todo os tipos de trajetos com o ZOE, a Renault associa ao modelo inovadores serviço conectados – os serviços Z.E. Trip e o Z.E. Pass facilitam o acesso e o carregamento nos postos públicos.

Estes serviços conectados serão enriquecidos, no primeiro semestre de 2017, com uma nova aplicação smartphone que oferece a navegação de porta-a-porta. A elevada conetividade integrada no ZOE permite, igualmente, ajustar o carregamento em função do custo e da intensidade de carbono da eletricidade.

Para além das vantagens ambientais do novo modelo da Renault, a marca fez evoluir os níveis de acabamento do mesmo, com uma versão BOSE, destinada a clientes que procuram alguma exclusividade.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: RenaultZOE Z.E.40

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias