Categorias: Nas Notícias

Pompeo adia visita à Ucrânia para “monitorizar situação” após ataque a embaixada no Iraque

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, adiou uma visita à Ucrânia para “monitorizar a situação” no Iraque depois de a embaixada dos EUA em Bagdade ter sido atacada, anunciou hoje a porta-voz do Departamento de Estado.

Em comunicado citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP), Morgan Ortagus afirmou que o chefe de diplomacia dos Estados Unidos da América “deve permanecer em Washington para (…) garantir a segurança dos americanos no Médio Oriente”.

Na terça-feira, milhares de manifestantes atacaram a representação diplomática dos EUA na capital iraquiana, queimando bandeiras, derrubando câmaras de vigilância e gritando “morte à América”, após ataques mortais americanos a um grupo armado iraquiano pró-iraniano.

A par da visita à Ucrânia na sexta-feira, onde estava previsto que Mike Pompeo se encontrasse com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também as passagens pela Bielorrússia, Cazaquistão, Uzbequistão e Chipre, foram adiadas e serão remarcadas.

No sábado, o secretário de Estado deveria viajar para Minsk, onde se encontraria com o Presidente Alexander Lukashenko, que governa a Bielorrússia desde 1994, para promover a normalização das relações com os Estados Unidos.

Já no domingo, seguiria para o Cazaquistão para se encontrar com o Presidente, Kassym-Jomart Tokayev, e o seu antecessor, Nursultan Nazarbayev, que ainda é considerado o verdadeiro detentor do poder.

No domingo e segunda-feira, dias 05 e 06 de janeiro, Pompeo estaria em Tashkent, a capital do Uzbequistão, onde estava previsto um encontro com os líderes daquele país e a participação numa reunião ministerial da Ásia Central centrada, em particular, nos esforços dos EUA para pôr fim ao conflito no Afeganistão.

O périplo do chefe de diplomacia dos Estados Unidos terminaria na terça-feira, em Nicósia, capital do Chipre, para um encontro com os líderes cipriota e da autoproclamada República Turca do Norte de Chipre, Mustafa Akinci.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: EUAhomeIraque

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias