Economia

Pharol agrava prejuízos para 806,5 milhões em 2017

O prejuízo da Pharol agravou-se para os 806,5 milhões de euros em 2017, face aos 61,9 milhões registados em 2016, num ano marcado por alterações contabilísticas e pela apresentação do plano de recuperação judicial da Oi.

Sem os efeitos contabilísticos, a empresa liderada por Luís Palha da Silva teria tido perdas de 13,5 milhões de euros, de acordo com o relatório divulgado pela empresa.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de 4,8 milhões de euros negativos, contra 7,0 milhões negativos em 2016.

Os custos operacionais – mantendo a tendência dos exercícios anteriores – desceram 31 por cento face a 2016 e os capitais próprios cresceram de 246,4 para 261,8 milhões.

Segundo Palha da Silva, 2017 “acabou por ficar marcado pela apresentação de um Plano de Recuperação Judicial da Oi, aprovação em assembleia-geral de credores e, posteriormente, já em 2018, pela sua homologação judicial”.

“Não se podendo conformar com o facto de a proposta não ter sido submetida na referida assembleia-geral pelos órgãos legítimos da companhia e por a solução apresentada ser manifestamente desequilibrada na defesa dos interesses de todos os ‘stakeholders’ em presença, a Pharol, através da sua participada Bratel, tem vindo a envidar todos os esforços nas esferas jurídicas adequadas para defender a legalidade e a equidade da solução final a adotar pela Oi”, refere.

Esse esforço, sustenta, acentuou-se ao longo do primeiro semestre deste ano e a Pharol “tudo continuará a fazer para defender o seu interesse como acionista da companhia, mantendo, no entanto, total disponibilidade para vir a apoiar um Plano de Recuperação Judicial que, através de negociação, reponha o equilíbrio na ponderação dos interesses dos diferentes intervenientes.”

Após a divulgação dos resultados de 2017, as ações da Pharol iniciaram as negociações esta manhã a recuar 4,41 por cento para 0,22 euros, mas pelas 10:00 seguiam já a avançar 1,32 por cento para 0,22 euros.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Pharol

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias